Eu, Barcelona e os bancos

O sistema de pagamento de boletos em Barcelona SUCKS! Assim mesmo, em caps lock! Não é a primeira vez que acontece e eu estou começando a achar que pra eles esse esquema é o normal.

Você recebe o boleto e a pessoa que te entregou diz: pode pagar em qualquer banco. Ok. Vou ao primeiro banco e ‘não fazemos esse pagamento, mas você pode pagar no caixa eletrônico’. Vou ao caixa eletrônico e ‘este tipo de pagamento não pode ser efetuado’. Vou ao segundo banco e ‘não fazemos mais esse pagamento’. Vu ao banco quatro, e ao banco cinco, xingando mentalmente o homem que me disse que eu poderia pagar em qualquer banco, e xingando todos os bancos de Barcelona, incluindo as pessoas que me atenderam. A história até teve um happy ending, mesmo porque eu teria insistido até chegar no meu happy ending! O Santander fez o pagamento pra mim, justo o banco que eu chamava de ladrão dos ladrões lá no Brasil.

Você recebe o boleto e a pessoa que te entregou diz: você tem que pagar no La Caixa. Ok. O despertador me acorda, levanto ressaquiada (sede, fome, sono e dor de cabeça) e vou ao La Caixa. A mocinha milagrosamente sorridente me diz que não faz o pagamento em efectivo, a única maneira de pagar é no caixa eletrônico. Mas não dá mesmo pra pagar em dinheiro? Não! ‘Você não tem o cartão do La Caixa?’ ele me pergunta com aquela vozinha aguda. ‘Não!’. Insisto em dizer que deve ter algum jeito de ela fazer o pagamento pra mim, encho ela de história, até que ela vai na superiora rabugenta, habla por alguns segundos só pra me dizer ‘não tem como fazer o pagamento, desculpe, tente encontrar algum amigo seu que tem conta no La Caixa pra seu amigo pagar pra você’. Gracias por nada… Por sorte a Marina tem conta nesse banco e conseguimos pagar o tal boleto.

Mas a questão aqui não são os happy endings, é a dificuldade da coisa toda e o absurdo! Agora eu tenho que ter conta em todos os bancos de Barcelona ou ter cada amigo com conta em um banco diferente pra poder pagar os boletos que vão surgindo?

Pagamento de boletos (QUALQUER BOLETO) no Brasil: você chega no banco em que DEVE IR (ou em qualquer banco, dependendo do boleto), dá o papel pro/a atendente e a pessoa te pergunta ‘cartão ou dinheiro?’. Você escolhe um, porque tanto faz na verdade, você pode realmente pagar em dinheiro, e paga o boleto. Ou então, vai no caixa eletrônico do seu próprio banco e paga o boleto. Ou, melhor ainda, acessa sua conta bancária na internet, com a bunda no seu sofá assistindo televisão com o prato de comida ao lado, e PAGA o boleto!

Gente, tô chocada mesmo com a confusão que esse povo aqui faz com as coisas…

4 respostas em “Eu, Barcelona e os bancos

  1. Adoro como vc sempre tem algo a acrescentar, Dani! Hehehe.
    De verdade, não to sendo irônica não…
    Mas nem me fale, viu, agora que eu tô longe, as merdas brasileiras me parecem muito mais claras que antes. As pessoas me perguntam às vezes coisas sobre o Brasil e quando vou responder, a ficha cai com uma clareza inacreditável sobre as podridões…

  2. É Fê, na verdade é você (nós) que estamos mal acostumados. O sistema bancário brasileira (por increça que parível) é considerado um dos melhores do mundo. Integrado, organizado e com uma boa comunicação interbancária. Dizem que essa experiência toda é fruto dos anos de hiperinflação que exigia uma superadaptação do banco que quisesse sobreviver no caos inflacionário. Males que vem para o bem. História parecida com a reciclagem de latinhas… Somos o 1o em reciclagem devido a miséria (catadores). É isso aí.

    Beijos e paciência!

  3. É, eu realmente acredito que não devo estar errada, mas de qualquer jeito eu ter conseguido fazer o pagamento não quer dizer que eles são bonzinhos, rsrs. Ou talvez os outros bancos apenas saibam esconder melhor a roubalheira, e todos sejam ladrões igualmente, hahahaha.

  4. Fe é a proximidade com portugal que faz isso acontecer.

    Não lembro de onde ouvi essa história, mas acho que foi uma amiga da minha mae do tempo que ela trabalhava no banespa, agora santander. Que dizia que o santander é na verdade uma grande fachada para lavar dinheiro do trafico andino. Sei la, acho que era uma velha que queria ganhar mais aposentadoria e como nao conseguiu ficava falando mal de onde trabalhava.
    Mas vai saber, se bobiar vc não estava errada em chamar ele de ladrão dos ladrões.

Deixe um comentário