Agbar de Jean Nouvel

Barcelona tem muitos edifícios emblemáticos para a cidade e muitos pontos turísticos. Muitos. Mas muitos mesmo, sério, a cidade é um não parar. Recentemente estive em um no qual não se pode entrar (por enquanto), a polêmica Torre Agbar. Vou ser sincera, nunca gostei dela, a via como algo estranho na cidade, que não combina, que brilha em azul e vermelho – combinação tão estranha, ainda que sejam as cores do Barça. Uma vez, pouco tempo de morar aqui, não sabia como chegar em Glòries, me encontrava no Clot, e pedi informação na rua: “tá vendo ali aquele supositório azul e vermelho?” – me disseram em catalão – “ali está Glòries, é só seguir reto por esta avenida”. Pois é, emblemático, né, que os habitantes de Barcelona chamem a Torre Agbar de supositório…

E, ademais, quando eu subia em algum ponto alto da cidade, seja o Parque Gell, sejam os búnkers, fosse Montjuic, ali estava ela, tão perto da Sagrada Família, tão nada a ver com a igreja cavernosa, simplesmente não combinava com Barcelona! Mas com o tempo descobri que Agbar foi só o princípio do que seria Glòries, o distrito 22 Sant Martí (comumente conhecido como Poblenou) – o futuro (ou atual) 22@.

22@ é um projeto sob o conceito urbano de smart city, mas sobre ele conversaremos em outro momento.

Entrei na Torre Agbar com um grupo e fomos guiados por um homem muito simpático apaixonado pela torre, uma mulher de mesmos adjetivos e dois responsáveis de obra. Fizemos um passeio completo, incluindo os sistemas internos da Torre. Achei muito interessante o sistema de calor e frio, da Districlima: a água da rede urbana chega na torre e parte dela se esquenta, parte se esfria. O que não foi utilizado volta à rede urbana e parte do que foi esquentado/esfriado é de utilização da própria Torre e parte desta vai para outros edifícios de Barcelona, como os edifícios do Fórum com quase nenhuma perda de calor/frio. De tudo isso eles pagam somente o que utilizam para o próprio acondicionamento interno do ar.

Sustentável e econômico. Não entendeu? Dá uma olhadinha aqui.

IMG_2034

Também subimos para ver os escritórios. A Torre é redonda e colorida, portanto os escritórios se adaptam a essa dinâmica. As portas não tem batente, para manter a sensação de espaço aberto e as janelas são cúbicas, por razões óbvias, com espaço para armazenar objetos.

IMG_2047 IMG_2042

Mas o mais incrível, o que fez que eu me apaixonasse pela Torre, não foi nada disso. Depois de visitar a cúpula, entendi porque ela é tão especial e porque ninguém quer que seja um hotel – o Hyatt comprou a Torre. Não entendo como esse espaço de escritórios (atualmente é lar de Aigües Barcelona) se adaptará a quartos de hotel mantendo a intenção de Jean Novel de que fosse um espaço aberto, iluminado e confortável. E a cúpula…, será que os clientes do hotel poderão visitar a cúpula, ou ficará abandonada? Sei que os funcionários de Aigües (ao menos os que estiveram conosco) estão tristes de perder esse espaço tão especial. E eu estou feliz de ter podido conhecer, ao menos uma vez.

IMG_2051 IMG_2052 IMG_2058 IMG_2062 IMG_2065

Estar ali dentro, no topo de tudo, me deixou com a sensação de que poderia passar horas ali parada meditando, vendo Barcelona desde qualquer ângulo, imersa no silêncio branco. Não queria ir embora. Mas haviam 40 pessoas comigo e o pessoal da Torre tinha que voltar a trabalhar. Pena que não voltarei a ver esse cantinho especial… e o homem simpático me disse ao final, com um enorme sorriso: “estou feliz de ter podido convencer ao menos uma pessoa, você, do especial que é este lugar, esta Torre. Só por isso já valeu a pena fazer esta visita”. Fiquei com a esperança de poder visitar a cúpula novamente na vida.

Dentro de pouco o Hyatt se ocupará dela. Só me resta esperar…

Uma resposta em “Agbar de Jean Nouvel

Deixe um comentário

