Nomes

Bom, este post está sendo reescrito, já que deu pau no blog e ele não publicou o que eu escrevi… Era mais ou menos assim:

How interesting!

Em todas as aulas de línguas discute-se a respeito de algum tema meio bobo, já que o objetivo é ensinar a língua, e não fazer grandes reflexões sobre o mundo e todas suas formas de vida. Mas por mais que seja um pouco bobo, alguns temas acabam sendo interessantes de alguma forma. Pelo menos nas minhas aulas. Talvez esteja sendo divertido também pelo fato de ter pessoas de diversas partes do mundo na minha sala.

Num desses dias, o tema foi nomes. Tem muitos chineses na sala, o que foi ótimo, porque os chineses sempre têm um nome muito curto que significa algo muito grande e bonito, e os sobrenomes também na maioria das vezes tem algum significado. Isso me lembrou dos meus amigos Tong’s, não sei o que significa o nome, no caso sobrenome, mas agora fiquei curiosa de saber. (Atualizado 20/03/2015 – Ok, existem nomes chineses com significado curto. E Tong significa doce. Harr significa verão e Wai inteligente).

A professora nos deu alguns textos para ler a respeito da origem dos nomes na Espanha e embaixo de cada texto tinha escrito o site de onde ela retirou a informação. Eu fui de curiosa olhar os sites e em um deles descobri que meu nome, que até então para mim não passava de Fernanda, e nada mais, significa aventureira. Tem origem germânica/espanhola e vem do alemão fardi, viagem e nand, preparado, uma versão feminina de Ferdinand ou Fernando. Isso parece explicar um pouco algumas ânsias minhas, hehehe. Acho que meus pais não sabiam disso quando escolheram este nome, mas agora vão ter que acostumar com minha ausência, já que eu sou uma aventureira preparada para viajar! Hahaha!

De curiosidade busquei alguns outros nomes:

-Renata: renascida. Rê, acho que isso explica algumas coisas na sua vida também, hehehe.

-Eduardo: guardião glorioso.

-Sergio: assistente e guardião. Serginho, você é duplamente um guardião, senhor Sergio Eduardo! hehehe.

-Daniel: deus é meu juiz. Forte não?! Bastante religioso…

Alguns nomes não tem no site, mas se alguém quiser buscar seu próprio nome, este é o link: nomes.

2 respostas em “Nomes

  1. Eu acho que Daniel existiu e que na mesma época deviam ter vários outros chamados Daniel também. E acho que com um deles aconteceu de ser preso e condenado à morte na cova dos leões. Aí tinha lá esse cara assistindo, ele se chamava ‘Autor do Livro’. O Autor estava escrevendo um romance sobre as histórias cotidianas de sua cidade, mas ele queria que tudo fosse mais fabuloso do que a realidade… E quando ele viu Daniel sendo encaminhado pra cova dos leões, pensou: E se for verdade? E se ele realmente é inocente? Então isso seria uma injustiça!
    Nesse momento Daniel começou a rezar, afinal de contas ele ia morrer e queria garantir uma vaga no céu. E foi então que o Autor teve a genial idéia da clemência de Deus e dos anjos segurando leões pela boca, o que consta atualmente no roteiro.

    Não sei, só se que foi assim…

  2. oi querida. Meu nome tem relação com a “fábula” do personagem bíblico Daniel. Segundo a bíblia, Daniel foi acusado injustamente e condenado a morte na cova dos leões. Jurando inocência, foi poupado por Deus que enviou anjos para segurarem as bocas do gatinhos crescidos. Ou seja, o juiz de Daniel foi Deus que corrigiu uma injustiça dos homens. Ou seja, Daniel existiu mesmo ou construiram um personagem cujo o nome já levava em si a moral da história que se queria passar?

    Beijos para minha aventureira preferida!!

Deixe um comentário